Um novo sistema de buscas e respostas, exibido na última semana na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, promete provocar uma revolução na internet. A criação será apresentada neste mês com o lançamento do software de busca batizado de Wolfram Alfa. As informações são do site The Independent.
Especialistas que tiveram acesso ao programa consideram que, pela nova forma de gestão dos conteúdos da internet que ele coordena -, ele represente o primeiro grande passo a ser dado em direção ao que é classificado como o 'Santo Graal' virtual - uma alojamento de informação global que compreende e responde em linguagem comum.
De acordo com Nova Spivack, um expert em computadores e em assunto da web, o Wolfram Alpha pode ser tão importante quanto o Google. "É realmente impressionante e significativo. Na verdade, pode ser algo tão importante para a web quanto é o Google, mas para uma finalidade diferente", explica.
Para Tom Simpson, autor do blog Convergenceofeverything.com, trata-se, provavelmente, "de um novo paradigma para a utilização de computadores e da internet, num momento em que a inteligência artificial segue em direção a uma auto-organização de conteúdo", disse ele.
O Wolfram Alpha não vai simplesmente dar uma resposta a uma pergunta lançada como "Qual é a altura do Monte Everest?". Ele pretende apresentar uma página de informações relacionadas e organizadas sobre o tema questionado, abastecida com dados como localização geográfica, cidades próximas, outras montanhas altas, além de gráficos e tabelas ligados ao assunto.
Outra inovações proposta pelo Wolfram será a sua capacidade de relacionar o tema pesquisado a outros dados curiosos, explica o inventor do sistema, o britânico Stephen Wolfram. Sem que seja solicitado diretamente, o programa poderá apresentar resultados com alturas de comparação, como, hipoteticamente, qual a altura da ponte Golden Gate, na Califórnia, em comparação ao Monte Everest.
Ou, ao perguntar sobre o que ocorria em Londres, na Inglaterra, quando o ex-presidente americano John Kennedy foi assassinado, nos anos 60, ele irá cruzar dados e informações considerando a data ou o evento pesquisado e trazer as respostas co-relacionadas.
O Wolfram, que será de acesso livre na internet, terá suporte de sites como o Wikipedia ¿ considerando a popularidade do serviço para a realização de buscas. O pesquisador britânico não exclui, também, que no futuro possa firmar parceria com o Google, atualmente o maior realizador de pesquisas de dados da internet. "Estamos trabalhando em parceria com todas as possíveis organizações. Esperemos que haja grande sinergia para isso", declarou Wolfram.
Leia as regras para comentar
Þ Todos os comentários podem ser apagados caso expressem conteúdo não relacionado ao post ou ao Rc-Max.
Þ Não use palavras ofencivas nos comentários.
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do Rc-Max.